Ser Pai


Hoje se me perguntarem o que você espera de seu pai, com certeza e sem sombra de duvida responderia: NADA. Pois sei que se sou alguém hoje foi porque ele investiu em mim sua vida, seu silencio, suas palavras, sua esperança. Contudo sei que hoje o mundo vê um pai como um provedor de bens materiais, o que é errado já que na verdade um pai deveria por primeiro providenciar a essência do caráter de seu filho.
Muitos me dizem hoje: Nossa! Como você se parece com seu pai, suas atitudes, seu modo de falar, suas palavras sábias. Eu ficaria muito irado a um tempo de perceber que tenho hábitos e costumes de um cara com quase 50 anos, mas no presente momento tenho apenas satisfação de ser filho do tal Antonio, tenho orgulho de carregar o sobrenome Lima, tenho felicidade ao declarar que amo meu pai.
O mundo hoje mostra que o Pai deve ser o cara da grana, aquele que tem por obrigação satisfazer prazeres do ter para seu filho, filosofia esta que causa intrigas e discórdias dentro dos lares. Questiono-me às vezes, novamente, se há evolução na verdade na humanidade: Onde estão os valores? O respeito ao nome da família? Onde está o cara que te ensina a levantar das quedas?
Sabem, os jovens se dizem fãs do amor, mas na verdade isto é heresia. Pois queremos apenas nos satisfazer, não queremos nem mesmo o bem dos nossos, não estamos dispostos a abrir mão das coisas mais fúteis por amor.
            Mesmo não sendo tão velho posso afirmar minha infância foi bem aproveitada com meu pai: comíamos juntos à mesa, conversávamos sobre política e curiosidade mesmo que eu ainda nada entendesse, ouvia sermões sobre como deveria me comporta e agir quando fora atravessar para o mundo do outro. Enfim, hoje, os pais são frouxos de mão aberta e boca fechada.
Ouvi neste domingo algo inspirador e assustador: ser pai é uma vocação dada por Deus, não é para qualquer um. Quantos genitores soltos por aí, que vêem seus lares sendo administrados por fedelhos arrogantes.
Faço um apelo aos pais e rogo por eles: encontrem com seus deveres de pai e o faça mesmo que doa hoje no ego de seu filho. Mostra ao vosso filho o caminho da caridade e do amor. Diz que ele é o futuro do mundo e caberá a ele construir um mundo melhor e ainda que a vida não consiste em ter, mas em ser. Pais ressuscitem da sombra de seus filhos. Durante anos ouviram gritos de como são rígidos e insensíveis, mas quando teus filhos tiverem saído para enfrentar um mundo, lembraram de escrever uma carta para agradecer por tua rigidez, por teus sermões e por tua indiferença aos prazeres juvenis.



                           
Texto Premiado na 72ª Ed. Opinativa do Projeto Bloínquês.

Share:

6 comentários :

  1. Anônimo16.8.11

    Que texto lindo e eu concordo: Hoje os pais são apenas jovens arrogantes que não sabem nada da vida para criar seu filho :x Eu adorei o texto e é realmente verdadeiro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem. Graças a Deus eu também tenho a sorte de ter um pai de VERDADE, que me amou, me repreendeu quando foi necessário e acima de tudo me ensinou valores e princípios dignos. Infelizmente alguns pais são covardes e tem medo de perder o "respeito" - se é que existe algum - do filho e acham que é mta crueldade privá-los de algumas coisas. É como meu pai diz: não é corrigido com amor e justiça dentro de casa, vai apanhar na rua de homens sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
  3. texto perfeito.
    você levantou questões bem interessantes e pouco abordadas.
    Hoje em dia amar o filho deu lugar a prover o luxo dentro de casa.
    Adorei teus conselhos tanto aos pais quanto ao filhos.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Bonita homenagem Jorge, parabéns!
    É como disse a Dinha, Deus colocou pais de VERDADE em nossas vidas.

    Beijos

    palavras-e-sentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. lindo esse texto, me comoveu. mereceu estar entre os tres melhores, só acho que podia estar em primeiro \o/

    ResponderExcluir
  6. perfeito Jorge *-*
    amei de paixão esse texto e concerteza mereceu ser premiado (:

    http://leideanediniz.blogspot.com :*

    ResponderExcluir

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes